PORTAL

Notícias

01 de Dezembro de 2017
2º DESAFIO LITERÁRIO

Autor:Professor Alex Aleluia

2º DESAFIO LITERÁRIO

 

O 2º Desafio Literário superou todas as expectativas e os finalistas trouxeram para os jurados intertextualidades entre obras clássicas realistas e contemporâneas, deixando os alunos que acompanharam e o próprio juri surpreendidos. 

 

No último dia 30 de novembro, os alunos dos 2º anos assistiram a grande final do Desafio Literário 2017. Três grupos chegaram a final com muito entusiasmo e criatividade, tendo em vista que passaram por várias tarefas desafiadoras durante o semestre. Desde a criação de uma paródia, jornal Literário, criação de cenário de uma obra, livro de Ouro até esta etapa que é considerada a mais difícil e delicada.

 

Dois grupos do 2º A e um grupo do 2ºB representaram com maestria as salas e conseguiram realizar a tarefa com uma vivacidade e compreensão do que foi proposto. O grupo Ilusões Perdidas, 2ºA, fez a relação e intertextualidade entre as obras Dom Casmurro, de Machado de Assis e O Conto de Aia, de Margaret Atwood. O grupo buscou a figura da mulher em sociedade como relação e contextualização. Suas relações foram tão bem embasadas que levaram o 2º DESAFIO, sendo o CAMPEÃO deste ano. Em segundo lugar, o grupo O CORTIÇO, 2ºB, investiu na própria obra que leva o nome do grupo em relação com Angu de Sangue de Marcelino Freire. Ambas falam sobre a miséria e a pobreza. O grupo conseguiu destacar a relação das personagens que tinham em comum. Estavam tão seguros que trouxeram grandes trechos que firmavam a relação. E em terceiro lugar, e não menos brilhante, o grupo Pupilos de Assis, que veio como favorito em várias tarefas, comparou O senhor das Moscas, de William Golding com Capitães da Areia, de Jorge Amado. Mostrando claramente a relação das personagens e estilos de sobrevivências. 

 

A tarefa mais difícil, na verdade, ficaram para os jurados, pois com tamanha qualidade em apresentação, foi difícil de pontuar. 

 

 

ENTENDA O PROJETO

 

O Desafio Literário começou no ano passado e ficou destinado aos alunos dos 2º anos do Ensino Médio, a finalidade principal é fazer com que o aluno seja capaz de inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações temáticas ou estilísticas, além de uma compreensão global. O projeto foi tão bem acolhido pelos alunos que ganhou seu segundo momento este ano. As provas/tarefas foram reformuladas, mas as habilidades que os alunos precisavam desenvolver continuaram e chegou ao seu nível de compreensão e excelência em seu resultado final. 

 

Neste ano, foram 24 grupos iniciantes e 21 ficaram para trás à medida que as tarefas foram sendo realizadas. 

 

 

DEPOIMENTOS

 

"Acho que nunca participei de um projeto escolar tão bom quanto esse criado pelo professor Alex e o Colégio Regina Pacis, e quando olho pra trás, meu único arrependimento é não ter aproveitado ao máximo cada momento até ele acabar. Obrigada mesmo professor! Esse desafio tem um espaço bem guardadinho no meu coração, que vou levar pra vida inteira ❤ - Aluna Laína, 2°A, integrante do grupo campeão.

 

"Entendo que o D.L. cumpriu com a sua tarefa, deu para nós a oportunidade de nos tornarmos melhores !!!! ❤❤ - Camila, 2º A

 

"Este foi, sem dúvidas, o trabalho mais marcante que já fiz!" - Ianca, participante do 1º Desafio Literário

 

"O ano de 2016 foi marcado por um trabalho incrível proposto pelo professor de Literatura, Alex. O tão temido Desafio Literário. Hoje, vendo o trabalho dos alunos participantes me vem a mente de que toda aquela euforia e correria valeram a pena." - Anne Caroline Carvalho, participante do 1º Desafio Literário.

 

"O Desafio Literário possui um grande valor sentimental para mim. Com ele, pude aprender muito. Sem dúvidas, foi o trabalho mais enriquecedor na minha trajetória escolar."

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif