ACESSE:

Notícias

08 de Maio de 2019
Filmes mato-grossenses
Filmes mato-grossenses

 

Pontes e Lacerda, Sinop e Cuiabá exibem filmes mato-grossenses nessa quarta-feira

Semana REC-MT também promove lançamento de episódio de websérie

 

A quarta-feira continua movimentada para os interessados no audiovisual produzido em Mato Grosso. Seguem, em três cidades do Estado, as exibições da Semana REC-MT de Audiovisual Mato Grossense, que até sábado (11 de maio) exibe mais de 30 curtas em oito cidades e na Serra de São Vicente. Consulte a programação e a classificação indicativa dos filmes nas redes sociais do Cineclube Coxiponés da UFMT (facebook.com/coxipones) e de outros membros da REC-MT.

 

Sinop abre as sessões da quarta-feira às 13h no Campus Sinop da UFMT (Auditório 9 – Bloco 2 – Xingú). A ação integra o projeto CinePense, que tem investido em sessões no horário de almoço, levando em consideração que muitos dos cursos do Campus Sinop são integrais, o que leva muitos acadêmicos a permanecer o dia todo na universidade. A ideia do projeto é estimular o gosto pela sétima arte e permitir a reflexão da realidade através da linguagem cinematográfica.

 

Na Escola Estadual Presidente Médici, às 15h30 acontece a última das três sessões programadas pela Escola durante a semana REC-MT de Audiovisual Mato-grossense. Inspirado pelo Projeto Cinescola, criado em 2001 pelo professor Alex Rufino da Silva, a Escola Estadual Presidente Médici tem se empenhado em dar continuidade à atividades cineclubistas e fomentar entre seus estudantes o interesse pelo audiovisual.

Estudantes da Escola Estadual Presidente Médici participaram de sessão realizada na terça-feira

 

Em Pontes e Lacerda, a sessão está programada para as 18h30, no Auditório do IFMT Campus Pontes e Lacerda. A sessão é organizada pelo Cineclube Guaporé, que foi formado no segundo semestre de 2015. Desde sua fundação, o Cineclube vem atuando nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, numa perspectiva inter e transdisciplinar (com professores de disciplinas diversas), em projetos voltados para o fomento do cinema e audiovisual no IFMT - Campus Fronteira Oeste, e no município de Pontes e Lacerda.

 

Também em Sinop, às 19h30, acontece sessão para o público de estudantes da Escola Regina Pacis, às 19h30, em parceria com o Cineclube Zumbis. A Escola Regina Pacis tem priorizado, na formação de seu corpo discente, metodologias ativas, inter e transdisciplinares. Nos últimos anos, a Escola tem realizado um Festival de Cinema e também investido na realização de produtos audiovisuais. Em 2019 acontece o VIII Festival de Cinema Regina Pacis, previsto para o mês outubro, em sala de cinema comercial da cidade de Sinop.

VII Fedstival de Cinema Regina Pacis - Direção, professores e estudantes do colégio assistindo curtas-metragens no Cine Center de Sinop.

VII Fedstival de Cinema Regina Pacis - Direção, professores e estudantes do colégio assistindo curtas-metragens no Cine Center de Sinop.

 

Finalmente, no Auditório da UFMT, também às 19h30, o Cineclube Coxiponés exibe seleção de curtas mato-grossenses que marcaram a história da TVU, do Curso de Comunicação Social, da MAUAL (Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina da UFMT), da Mostra de Cinema Negro e do Festival Tudo Sobre Mulheres.

 

Integram a Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense o Cineclube Coxiponés da UFMT, Cineclube Roncador e o Núcleo de Produção Digital do Campus Araguaia da UFMT (Barra do Garças), Cineclube Guaporé (Campus IFMT Pontes e Lacerda), CinePense (Seção de Cultura do Campus Sinop da UFMT), Cineclube Zumbis (UNEMAT Sinop), Cineclube Peskaria de Cinema (Cáceres), Cineclube Serra de São Vicente (Campus São Vicente do IFMT), Cineclube Quaarup (Chapada dos Guimarães), Cineclube IFMT Bela Vista/Curta BLV, Cine Teatro Cuiabá (através dos projetos A Escola vai ao Cine Teatro Cuiabá e Encontros com Cinema), CineSesc Arsenal, Sesc Rondonópolis, Campus Várzea Grande do IFMT (através do projeto Ocupação Literária). Também aderiram à Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense o Coletivo Artístico Gay de Mato Grosso (CAGAY-MT), a Escola Estadual Presidente Médici (Cuiabá), a Escola Regina Pacis (Sinop), a Biblioteca Pública Estevão de Mendonça (Palácio da Instrução/Cuiabá), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT), o Coletivo Maria Taquara, a UNEMAT Cáceres, a Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro Oeste (Barra do Garças), o IFMT Sinop, o Espaço Cultural Metade Cheio, os Festivais/Mostras Tudo sobre Mulheres, CineCaos, Mostra de Cinema Negro, MAUAL, CINEMATO e a Associação Mato-Grossense de Cinema e Audiovisual (MTCINE).

 

Mais informações: Diego Baraldi (Supervisor do Cineclube Coxiponés) – 65 981272353

 

___________________________________

Programação da quarta-feira, 07 de maio

Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense

Quarta-feira, 08 de maio

Online

A partir das 14h

Canal YouTube do Coletivo Artístico Gay de Mato Grosso – CAGAY/MT

Lançamento do último episódio da série D’LÁ

D’LÁ é uma websérie ficcional de 8 episódios e que apresenta uma trama contemporânea ambientada na cidade de Cuiabá. O tema central envolve as relações afetivas e as novas configurações familiares. A série completa foi realizada e editada com uso de smartphones. Série concebida e realizada por Elton Martins.

Classificação indicativa: 16 anos

____________________________

Quarta-feira, 08 de maio

Cuiabá

Anfiteatro da Escola Estadual Presidente Médici

Horário: 15h30

Coordenadores: Vera Marce Cacho, Elina Padilha e Larissa Acosta Canavarros

Curtas exibidos:

Slam, rua e resistência (Ana de Mello & João Pedro Regis, 2018, 26’)

A gente nasce só de mãe (Caru Roelis, 2017, 20’)

Juba (Severino Neto e Rafael de Carvalho, 2017, 19’)

Como ser racista em 10 passos (Isabela Ferreira, 2018, 13’)

Exibição seguida de conversa com João Pedro Regis e Isabela Ferreira

Classificação indicativa: 10 anos

Entrada gratuita

____________________________

Quarta-feira, 08 de maio

Pontes e Lacerda

Auditório do IFMT Campus Pontes e Lacerda

Horário: 18h30

Cineclube Guaporé

Coordenador: Claudio Dias

Parceria: IFMT Pontes e Lacerda / Núcleo de Produção Digital UFMT Campus Araguaia

Curtas exibidos:

Siriri de roda (Comunidade Maria Capoeira, 2016, 12’)

É o pó de guaraná (Valber Zacarkim, 2013, 12’)

Giramundá, o Congo e a Diáspora (Claudio Dias & Gilson Costa, 2018, 52’)

Exibição seguida de conversa com Cláudio Dias

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

___________________________

Quarta-feira, 08 de maio

Cuiabá

Auditório do Centro Cultural da UFMT

Horário: 19h

Sessão realizada em parceria com TV Universidade (TVU/UFMT),  Cursos de Radialismo e Cinema & Audiovisual da UFMT, Cineclube Coxiponés, MAUAL (Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina), Festival Tudo Sobre Mulheres e Mostra de Cinema Negro

Coordenadores: Nilo Bezerra, Moacir Francisco de Sant’Anna Barros, Diego Baraldi, Danielle Bertolini e Coletivo Audiovisual Negro Quariterê

Curtas exibidos:

P.S. Glauber: te vejo em Cuiabá (Glória Albuês, 1986, 15’)

Imagens da Terra: Arte aqui é mato (Márcio Moreira e Kátia Meirelles, 2001, 16’)

Passa na semana que vem (Evandro Birello, 2003, 15’)

Como ser racista em dez passos (Isabela Ferreira, 2018, 13’)

Majur (Rafael Irineu, 2018, 20’)

Classificação indicativa: 14 anos

Exibição seguida de conversa com realizadores presentes

Entrada gratuita e com pipoca do Joabe!

_______________

Quarta-feira, 8 de maio

Sinop

Sala do 3º Ano A do Colégio Regina Pacis

Horário: 19h30

Coordenadora: Leni Zilioto

Parceria: Cineclube Zumbis

Curtas exibidos:

A lenda do minhocão do Pari (Marcelo Okamura, 2011, 7’)

Licor de pequi (Marithê Azevedo, 2016, 15’)

 Maria da Lei (Fernanda Silva Oleszynski, 2017, 20’)

A voz de uma nação (Bruno Barbosa Malheiros de Mello, 2017, 16’)

Capacetes Brancos (Ana Julia Bermal, 2017, 14’)

Enquanto houver vida (Gabriel Perez e Kiara Baco, 2017, 14’)

Classificação indicativa: livre

Exibição seguida de conversa com  coordenadores do projeto Festival de Cinema Regina Pacis e membros do Cineclube Zumbis (UNEMAT Sinop)

__________________________

 

Fonte:Assessoria REC-MT