PORTAL

Notícias

07 de Dezembro de 2017
Gastronomia e Matemática, duas áreas que têm mais em comum do que imaginamos

Autor:Professora Nadyan

Gastronomia e Matemática, duas áreas que têm mais em comum do que imaginamos

Gastronomia e Matemática, duas áreas que têm mais em comum do que imaginamos

 

No último dia 05 de dezembro, os alunos do 9º ano C fizeram uma verdadeira busca matemática em seus cotidianos. A ideia é desenvolver nos mesmos a habilidade de enxergar, em sua volta, uma figura geométrica e trouxeram para a aula de matemática muitas descobertas.

Segundo a professora de matemática, Nadyan Cagliari, o projeto foi além da área, pois na apresentação feita a outros alunos, os estudantes trouxeram Geografia, Literatura, História e ainda prepararam comidas com figuras geométricas.

Os alunos tiveram o desafio de olhar para várias coisas e tentarem descobrir, de forma dinâmica, qual a massa utilizada, a fórmula precisa da matemática para determinada construção e o resultado foi maravilhoso.

Os grupos, em formas de bancas, vieram caracterizados de acordo com seus temas, apresentaram aos demais o que enxergaram, matematicamente falando, em cada coisa que observaram. Teve grupos que mesclou a matemática com a Literatura, pois trouxe em sua apresentação o livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan. Outro montou a cidade de Londres, com toda a sua arquitetura e beleza. Teve ainda aquele que apresentou um sistema solar, e tudo isso, feito de comida.

O projeto foi bem visto pelos alunos que assistiram à apresentação e para aqueles que participaram, a sensação foi excelente, pois disseram que por onde olham, tentam, sem perceber, buscar massa, volume e fórmulas matemáticas.