ACESSE:

Notícias

09 de Setembro de 2019
Liderança que inspira

Autor:Leni Zilioto - Coordenadora de Projetos

Liderança que inspira

Líder é uma reflexão do que os seus seguidores devem ser. Ser líder é ver todos os colaboradores da mesma maneira e ajudá-los a contribuir. A liderança não tem a ver com poder. Ela não está relacionada com atormentar as pessoas ou chefiá-las utilizando a ameaça.

Grandes líderes são aqueles que conseguem bons resultados, sabem motivar as pessoas e conduzem a equipe aos primeiros lugares de excelência. Ao agir na sintonia de sua missão, o Colégio Regina Pacis promove a formação de líderes na perspectiva do mestre que inspira, como o foi Jesus Cristo.

O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos atuantes e éticos no sentido do bem, socialmente justo e sustentável. Assim, propõe a representação de três áreas por classe: o líder esportivo, o líder cultural e o líder de evangelização. Cada área atende seu perfil específico, além do perfil geral do Líder Regina Pacis, descrito nos “Princípios do Líder Regina Pacis”.

Os 120 líderes de classe, eleitos no início deste ano letivo, para o biênio 2019/2020, participaram e participarão de cursos de formação na área da liderança. O módulo do segundo semestre deste ano foi desenvolvido por profissionais gabaritados no tema.

Dia 28 de agosto foi para líderes de 9º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio e para todos os alunos do 3º ano do ensino médio. Essa formação foi desenvolvida por Veridiana Cavalheri, sobre os temas: Aspectos da liderança que inspira; Liderar-se; Liderar outros; e Desafios da liderança.

Já, para os líderes de 6º ao 8º ano do ensino fundamental, os temas, desenvolvidos por Valéria Santana de Souza, foram: Aspectos da liderança que inspira; Líder presente; Liderar emoções e conflitos; Desafios da liderança.

Ao trabalhar o ensino formal pautado em valores cristãos, o Colégio Regina Pacis potencializa a vivência fraterna em comunidade através de ações como essa, de formação de líderes, que propõem o respeito e acolhimento à pessoa humana pela prática do diálogo, da escuta e do discernimento. Princípios pertinentes à ação de liderança.

A liderança de classe no Colégio Regina Pacis pretende otimizar vivências diárias próprias do ambiente escolar, favorecendo o exercício da liderança e, com isso, a formação de líderes não apenas pela teoria, sim também pela prática.

Ao acreditar que a liderança se fortalece com decisões participativas, preparar os jovens alunos do Colégio para a atuação social na perspectiva da liderança positiva para contribuir com a construção de uma sociedade saudável, é a proposta do projeto com seus desdobramentos, entre eles, a formação.

Educar com firmeza e amor através do compromisso com a ética e com a transparência é a ousadia institucional aqui confirmada pela integração das competências acadêmicas e da formação integral do ser humano.