PROJETO HORTA - SINAL VERDE PARA A VIDA
O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.
INTRODUÇÃO
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como
representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este Projeto Horta Sinal Verde para a Vida procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. Além disso, pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de diferentes matérias. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.
Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim o prendizado, eles devem estar presentes em todas as etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
OBJETIVO GERAL
Mobilizar educandos e educadores para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, implantando a Educação Ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano, como parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.
PROJETO MINHOCÁRIO
Através do projeto tornar as aulas significativas para os alunos para que
aprendam vivenciando, pois assim haverá a compreensão dos
conteúdos, a motivação para a prática de leituras, pesquisas,
reflexões, formação de opiniões. Tornando as aulas prazerosas, mais
significativas e com um olhar científico para os conteúdos trabalhados.
Objetivos:
- Através da construção de um minhocário, estudar a minhoca e a produção de húmus;
- Desenvolver aulas com atividades práticas (vivenciando);
- Facilitar a aprendizagem, tornando-a significativa.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes conteúdos e diversas disciplinas.
- Pesquisar em diferentes fontes: livros, revistas, internet, minhocário, vídeos;
- Identificar a minhoca como animal anelídeo, classificá-lo e compreender sua reprodução e utilidade para o homem e a natureza;
- Identificar as condições ideais para o desenvolvimento e construção de um minhocário (alimentação, temperatura, luminosidade);
- Identificar o húmus e sua utilidade para o solo e agricultura;
- Conhecer características do solo (arenoso, argiloso, humífero);
- Despertar o respeito pelos animais e a natureza;
Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças à observação e o contato com o nascimento e parte do desenvolvimento do pintinho, permitindo que a mesma expresse e organize suas ideais a respeito do tema, explorando seu conhecimento, favorecendo a construção e a percepção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos que estabelecem relações entre o conhecimento e o desconhecido, entre as partes e o todo respeitando as diferentes formas de vida.
Objetivos Específicos:
*Produzir textos informativos sobre o pintinho descrevendo suas características físicas, tipos de alimentação, espécie a qual ele pertence e sua utilidade ao homem.
*Reconhecer a importância de preservar a natureza e o meio ambiente, e da importância do animal para o homem como fonte de alimento.
*Conscientizar ecologicamente as crianças ele que também fazem parte do meio ambiente.
* Desenvolver o raciocínio lógico através de cálculos de adição e subtração, envolvendo os pintinhos e o tempo que levam para nascer.
Projeto Peixe
Objetivo Geral:
· Motivar (estimular a motivação em nossos alunos na busca de leituras,
pesquisas, reflexões) tomando nossas aulas prazerosas e significativas.
· Ver além do conteúdo, com olhar científico.
· Formador de opiniões.
Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa;
Matemática;
Ciências;
História e Geografia
Religião
Inglês
Teatro
JUSTIFICATIVA
Para aprender conceitos os alunos precisam adquirir
informações, vivenciar situações em que esses conceitos
estejam em jogo, por isso, o alvo do projeto é considerar
os conteúdos trabalhados numa perspectiva, que leve em
conta o papel, não somente dos conteúdos de natureza
conceitual, mas também os de natureza procedimental e
atitudinal, como sugerido nos Parâmetros Curriculares
Nacionais.
OBJETIVO
O Projeto parte da ideia, de construir com os professores
do 3° Ano do ensino fundamental um caminho metodológico que permita aos educadores identificar contextos de ensino, próximos a sua realidade como a horta da escola e observação das sementes nas garrafas, onde os alunos possam desenvolver vínculos emocionais com o mundo natural. Despertando e incentivando o aluno à pesquisa e observação cientifica.
O objetivo do projeto, além de favorecer o trabalho de cooperação, visa desenvolver nos alunos a habilidade de relacionar o tema de maneira sistêmica abordado durante o ano.