ACESSE:

Notícias

25 de Março de 2021
198 anos da RIC - América Latina: o carisma se expande
198 anos da RIC - América Latina: o carisma se expande

Em 2.021 comemoramos 198 anos da RIC (Religiosas da Instrução Cristã).

Com a missão de formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável, a Rede Damas Educacional está presente em seis estados do Brasil e possui 12 escolas, uma faculdade e um centro social. São mais de 16 mil alunos sendo formados de maneira integral e para fazerem a diferença no mundo.

De origem belga, a Rede Damas Educacional vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC) que é o de “Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude”. A fundadora foi Inês Margarida Verhelle, que depois ficou conhecida como Madre Agathe. Entre as virtudes dela estão a coragem, humildade, espírito missionário e perseverança inabalável. As primeiras irmãs chegaram ao Brasil, em 15 de outubro de 1896, e fundaram o Colégio Damas, que iniciou as atividades em Olinda/PE e depois se transferiu para o Recife.

Em um caminho de descobertas além-mar, a história das Religiosas da Instrução Cristã encontrou no Brasil mais que um porto seguro; achou um lar, espaço para iniciar um inédito e guerreiro projeto com o povo brasileiro. Atravessamos o tempo, vivemos a história, construímos memória.

Além de Pernambuco, a Rede Damas Educacional está presente em Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba e Paraná. Diversos caminhos, uma só direção