ACESSE:

Notícias

14 de Outubro de 2020
3º Circuito de Profissões

Autor:Leni Zilioto - Coordenadora de Projetos

3º Circuito de Profissões

AMPLIAR HORIZONTES

Gente que faz a diferença no mundo.

Ampliar Horizontes é uma ação estratégica de informação e orientação para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio com a finalidade de diminuir barreiras no momento de escolher um curso de ensino superior e/ou uma profissão.

Através de conversas, palestras, mesas redondas, workshop e, principalmente vivência da profissão em atividades orientadas por acadêmicos das instituições de ensino superior em Sinop, os estudantes têm a oportunidade de interagir com profissionais de diversas e diferentes áreas de atuação profissional, bem como informações e orientações sobre os estudos preparatórios necessários para o exercício da profissão pretendida.

Habilidades como a flexibilidade, a comunicação, o domínio de tecnologias, a responsabilidade, a colaboração, a parceria, o empreendedorismo, entre outras, são algumas evidenciadas como fundamentais para ampliar horizontes em qualquer que seja o curso/profissão escolhido.

O ano de 2020 acrescenta à proposta uma conjuntura de pandemia, que desafia conceitos e práticas até então estabelecidos, e propõe reflexões acerca do fazer educacional, profissional, social e pessoal.

Assim, para esse ano letivo, o Colégio Regina Pacis traz o seu 3º Circuito de Profissões no formato online. O que, por sua vez, favorece a interação com profissionais de fora de Sinop e com alunos, pais e professores de toda a Rede Damas. Espera-se, com isso, ampliar e fluir conhecimento a partir de vivências relatadas pelos convidados.

Serão dois dias de evento. Dia 21 e dia 28 de outubro, sendo dia 21 para ex-alunos da Rede Damas, e dia 28 para profissionais que não foram alunos da Rede. O horário será das 14 horas às 20 horas, horário de Mato Grosso, e será pelo canal do YouTube.

O evento é promovido pelo Colégio Regina Pacis de Sinop e aberto a todos os alunos, professores e pais de 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio da Rede Damas, bem como a alunos da rede pública de Sinop e região.  

Um novo normal se faz necessário e a ele nos lançamos com confiança, ousadia e discernimento, guiados pelos princípios e valores que inspiraram Madre Agathe Verhelle a fundar a congregação das Religiosas da Instrução Cristã para revelar a face do Cristo Educador e, por isso, fazer a diferença no mundo, porque podemos sempre mais do que imaginamos. 

MISSÃO E VALORES COLÉGIO REGINA PACIS/REDE DAMAS

O Colégio Regina Pacis em Sinop/MT compõe a Rede Damas Educacional e vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã: Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude.

Missão
Formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável.

Valores
1. Revelar a face atual do Cristo educador; 
2. Duc in Altum – Avançar para águas mais profundas; 
3. Promover o conhecimento científico e a pesquisa; 
4. Respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus;
5. Tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia;
6. Diálogo, escuta e discernimento; 
7. Observância do direito e a prática da justiça; 
8. Educar com firmeza e afeto; 
9. Comprometimento, ética e transparência. 

Madre Agathe Verhelle, fundadora da Congregação das Religiosas da Instrução Cristã, nasceu Inês Margarida Verhelle, no dia 23 de fevereiro de 1786, na cidade de Bruges, Bélgica. Filha de Francisco Verhelle e Carlota Maria Van den Bussche, ela viveu numa Bélgica dominada pela França e pela Holanda protestante. As instituições católicas belgas estavam desmoronadas. Pelo esforço pessoal (foi autodidata) e pela influência cristã de sua família, teve ainda cedo despertada a sua vocação de educadora. Foi a experiência de proximidade com Deus e vontade de servir à juventude que levou Madre Agathe a entrar para a vida religiosa em 1806 e em 1823 fundar o Instituto das Damas da Instrução Cristã, atualmente Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, com o carisma de sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA