ACESSE:

Notícias

30 de Outubro de 2020
DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autor:Leni Zilioto - Coordenadora de Projetos

DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Patrulha Ecológica Lobo Guará

"Podemos sempre mais do que imaginamos." (Madre Agathe Verhelle)

Entre as atividades planejadas para a Patrulha Ecológica Lobo Guará para o ano de 2020, estava uma pesquisa de campo sobre espécies de árvores, com mapeamento das árvores durante uma trilha ecológica. Na oportunidade, seriam produzidos pequenos vídeos motivadores sobre a importância das árvores para uma melhor qualidade de vida.

O início dos trabalhos foi em março, com uma tarde no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT –, para uma aula teórica e demonstrativa no laboratório de dendrologia, e uma aula prática em campo, na área da Universidade.

A disseminação de um vírus provocou uma pandemia e, com isso, a situação de “fique em casa” a partir da segunda quinzena de março. O que desafiou a todos a se reinventarem se quisessem se manter ativos. Assim foi com os planos para a Patrulha Lobo Guará. Foram reinventados, transformando a pesquisa sobre as árvores em leituras online e palestras, também online, com profissionais da saúde, com gestores públicos, com professores e com jornalistas.

A partir dos conteúdos das leituras e das palestras, patrulheiros, em parceria com o Grupo Escoteiro Urubitinga Sinop, se organizaram em equipes e, cada um da sua casa, produziram um WebJornal. As funções para a produção foram distribuídas entre os integrantes da equipe e aquele que desempenhou a função de editor, juntou as partes e compôs o trabalho.

Além dessa atividade, o Prêmio Embaixadores das Árvores foi adaptado para uma exposição Virtual, disponível no ISSUU do Colégio Regina Pacis. https://issuu.com/crpacis/docs/embaixadores_das_arvores_edicao_1

Para cada atividade houve uma comissão avaliativa que, com base em critérios, selecionou os melhores trabalhos de fotografias e do WebJornal. Para cada participante das duas atividades, patrocinadores/parceiros entregaram um mimo/lembrança e para os melhores trabalhos um prêmio.

O evento de entrega dos mimos e prêmios ocorreu dia 20 de outubro, oportunidade em que patrulheiros e escoteiros participaram do I Simpósio Internacional de Arborização e Silvicultura Urbana, promovido pela Associação Floresta Urbana Sinop e Universidade Federal de Mato Grosso Campus Sinop, assistindo um minicurso sobre a construção de ninhos artificiais para araras, ministrado por Anderson Kirch.

A culminância dos trabalhos de 2020 da Patrulha Ecológica Lobo Guará foi com a participação no II Simpósio Regional de Arborização Urbana e I Simpósio Internacional de Silvicultura Urbana, em uma mesa redonda com o tema “Saúde e Meio Ambiente”. Os patrulheiros e os escoteiros tiveram a oportunidade de apresentar seus WebJornais e responder questionamentos do público, que versou sobre os desafios apresentados por uma situação de pandemia e a produção de conhecimento sobre a conexão entre arborização urbana e qualidade de vida.

Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude é o carisma das Religiosas da Instrução Cristã, que estão em Sinop desde 1997 com o Colégio Regina Pacis cumprindo sua grande missão de revelar a face do Cristo Educador, por meio de uma educação integral que prima pela excelência acadêmica e pela formação humana. 

Apoiadores/patrocinadores: INPASA Agroindustrial S/A, unidade Sinop; Livraria Nobel; RHF Talentos.