ACESSE:

Notícias

25 de Setembro de 2020
Dia da Árvore - Patrulha Ecológica Lobo Guará

Autor:Leni Zilioto - Coordenadora de Projetos

Dia da Árvore - Patrulha Ecológica Lobo Guará

PATRULHA ECOLÓGICA LOBO GUARÁ COLÉGIO REGINA PACIS

Gente que faz a diferença no mundo

Dia da árvore e início da primavera

Podemos sempre mais do que imaginamos.

Madre Agathe Verhelle

A temperatura, a sensação térmica e a umidade relativa do ar são fatores que impactam a vida dos seres no ambiente, em especial, no ambiente urbano.

As árvores, o maior patrimônio ambiental urbano, diminuem a temperatura e aumentam a umidade do ar, aumentando significativamente a qualidade de vida dos seres vivos, todos importantes e com direito à vida.

O Colégio Regina Pacis está em Sinop desde 1997 fazendo a diferença, por formar pessoas que fazem a diferença no mundo. Seu projeto pedagógico contempla a excelência acadêmica e a formação humana. O que significa dizer que o conhecimento conceitual, na sua complexidade e profundidade, é colocado em prática a favor da vida, do cuidado com o próximo e com o meio ambiente.

  Entre as práticas positivas, está o projeto Patrulha Ecológica Lobo Guará que desenvolve ações de solidariedade, ambientais e de estudo das questões que favorecem a melhor qualidade de vida.

Reativada em 2017, a Patrulha Lobo Guará já plantou mais de 500 árvores em Sinop, em parceria com entidades como a Associação Floresta Urbana, o Grupo de Escoteiros Urubitinga, o Rotakids de Sinop Tarumã, a UFMT, O Instituto Ação Verde, entre outras.

Em 2018, por ocasião do dia da árvore, 21 de setembro, foram plantados dois ipês amarelos em frente ao colégio. Estamos acompanhando seu desenvolvimento, que está bastante desigual, apesar dos mesmos cuidados. Não retiramos o que está pouco desenvolvido porque ele está vivo. Assim que inicia o período de chuva, ele brota em folhas e cresce mais um pouco.

Talvez seja para nos ensinar que assim é também a aprendizagem humana, cada um tem seu ritmo. E todos são importantes, vivos, com direito a vida, aos cuidados e ao amor.

Os ipês foram batizados a apadrinhados por patrulheiros: 

GOTAS DE OURO

  • Sofia Laura Capanema e Teo Pastrello

                           

                           AMARELINHO

  • Padrinhos: Aschiley Angheben Maleski e João Vitor do Nascimento Henrique Luis

 


As vias urbanas de Sinop estão sendo revitalizadas com nova capa asfáltica, e para as máquinas de compactação do asfalto passarem, árvores estão sofrendo podas drásticas. Uma ação inversa ao que o ambiente urbano mais precisa: sombra para o asfalto não aquecer tanto e, com isso, contribuir para o aumento da temperatura e da sensação térmica.

Ao chegarem em frente ao Colégio Regina Pacis, a Patrulha Ecológica Lobo Guará entrou em ação, solicitando para que o motorista da máquina se aproximasse de cada árvore e que fossem retirados somente os galhos que realmente dificultariam a passagem da máquina.

O resultado é o das fotografias abaixo, que mostram que grande parte das árvores que seria podada, foi preservada. Somos gente que faz a diferença no mundo.

E o que dizer da primavera? Poderíamos discorrer por laudas, desde o fenômeno astronômico Equinócio até o jardim da minha casa. Tem jardim em sua casa? Plante uma flor! A vida é mais leve com arte e beleza.