ACESSE:

Diferencias Pedagógicos

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

O Colégio desenvolve atividades extracurriculares, proporcionando a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, de maneira lúdica, dinâmica e gradativa, contribuindo, assim, para a formação de pessoas participativas, criativas, conscientes das suas aptidões e voltadas para a construção do bem comum.

1 - Escolinhas e treinamento:

                - Futsal (masculino);

                - Voleibol (masculino e feminino);

                - Basquetebol (masculino e feminino);

                - Handebol (masculino e feminino);

                - Ginástica Rítmica (feminino).

                                                                              

2 - Eventos:

                - OIRP - Olimpíada Interna Regina Pacis;

                - Festa Maína;

                - Dia das Mães e dos Pais;

                - Mostra Cultural;

                - Bike Night;

                - Semana da Criança

                - Festival de Ginástica Rítmica;

                - Mostra de Ginástica Geral;

                - Festival de Ballet Clássico RP;

                - Mostra dos Projetos;

                - Festival de Curta Metragem;

                 - Regincana (a cada dois anos)

                 -Ser de Visão (a cada dois anos

 

 

PROJETOS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:

EVANGELIZAÇÃO

 

O marco da Pastoral escolar é a escola, não só como lugar de aprendizagem, mas também como no espaço de vida, ela existe para evangelizar. A Evangelização faz parte de um projeto compromissado com o processo de humanização e plenificação do ser humano como sujeito protagonista da história, visando à formação do Homem nas três dimensões previstas na proposta: Humana, Social e Espiritual.

Os objetivos da Evangelização também são alcançados através de encontros realizados por série e respeitando a faixa etária dos encontristas.

As dinâmicas dos encontros alicerçam-se em dois princípios: fundamentação bíblica e humana para que o participante contemple e valorize o sentido da vida despertando para a dimensão cultural, política, religiosa e social.

 

PATRULHA ECOLÓGICA LOBO GUARÁ

 

O objetivo principal do projeto da Patrulha Ecológica Lobo Guará, composta por alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para o ano de 2020 é contribuir para o desenvolvimento da consciência ecológica para a melhor qualidade de vida urbana através da arborização das cidades.

No ambiente urbano, a árvore é a forma vegetal mais característica, a qual, ao longo da história, tem se incorporado em estreita relação com a arquitetura das cidades. A arborização urbana contribui para obtenção de um ambiente urbano agradável e tem influência decisiva na qualidade de vida nas cidades e, portanto, na saúde da população, especialmente no que diz respeito ao microclima e a qualidade do ar.

A necessidade de estabelecer a relação entre cidadania e meio ambiente está expressa no direito de o indivíduo ter um ambiente saudável e no dever que cada um tem de defender a preservação e o equilíbrio dos recursos naturais e da biodiversidade, fato esse expresso no artigo 225 da Constituição Brasileira.

 

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

As atividades pedagógicas partem do pressuposto de que a formação, aprendizado e desenvolvimento do aluno no contexto escolar e social vinculam-se ao papel político e pedagógico assumido pela instituição como mediadora das relações entre as experiências e os conhecimentos acumulados socialmente pela humanidade de maneira sistematizada.

A ação pedagógica é articulada por três eixos: o contexto sócio-cultural, a estrutura dos conhecimentos de área e os processos de construção de conhecimentos. Cada um desses eixos utilizados articula-se em uma metodologia de trabalho, que tem como base os conhecimentos já produzidos em diferentes perspectivas, propiciando ao educando uma aprendizagem significativa, através da socialização desse saber sistematizado, para que estes possam posicionar-se conscientemente no âmbito social.

 

VIAGEM DE ESTUDO: UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA.

O colégio propõe aos alunos, durante o ano letivo, viagens de estudo com o objetivo de vivenciar e concretizar o conhecimento adquirido de modo transformador.

Ao estabelecer pontes entre a teoria e prática desse conhecimento, o aluno passa a identificar as relações existentes entre os conteúdos do ensino e as situações da aprendizagem com os muitos contextos da vida social e cultural, tornando singular o aprendido sistematicamente na escola com o observado de maneira espontânea no cotidiano.

 

Em cada um dos roteiros de viagem há momentos de estudos, espiritualidade, cultura e valorização das relações interpessoais.